Estruturas de Controle, Loops, Funções e Eventos em JavaScript
Publicado em: 29th January 2025
Estruturas de Controle, Loops, Funções e Eventos em JavaScript
Nesta terceira aula do nosso curso de JavaScript, vamos explorar como controlar o fluxo de execução do código, repetir tarefas, criar blocos de código reutilizáveis e responder a ações do usuário.
Estruturas de Controle
As estruturas de controle permitem executar código com base em condições:
Condicional if-else
javascript
Operador Ternário
É uma forma concisa de escrever uma condição if-else:
javascript
Switch
Útil quando você tem múltiplas condições para o mesmo valor:
javascript
Loops (Estruturas de Repetição)
Os loops permitem executar um bloco de código várias vezes:
For Loop
javascript
For...of (Arrays) e For...in (Objetos)
javascript
While e Do...While
javascript
Funções em JavaScript
Funções são blocos de código reutilizáveis:
javascript
Parâmetros e Argumentos
javascript
Eventos em JavaScript
Eventos permitem que seu código responda a ações do usuário:
javascript
Tipos comuns de eventos:
- Eventos de mouse: click, mouseover, mouseout
- Eventos de teclado: keydown, keyup, keypress
- Eventos de formulário: submit, change, input
- Eventos de documento: DOMContentLoaded, load
- Eventos de tempo: setTimeout, setInterval
Exemplo prático
javascript
Na próxima aula, aplicaremos todos esses conceitos em um projeto prático!
Anterior: Variáveis, Tipos de Dados e Operadores em JavaScriptPróximo: Projeto Final - Lista de Tarefas Interativa com JavaScript
Progresso do Curso
3/4