Estruturas de Controle, Loops, Funções e Eventos em JavaScript

Publicado em: 29th January 2025

Estruturas de Controle, Loops, Funções e Eventos em JavaScript

Estruturas de Controle, Loops, Funções e Eventos em JavaScript

Nesta terceira aula do nosso curso de JavaScript, vamos explorar como controlar o fluxo de execução do código, repetir tarefas, criar blocos de código reutilizáveis e responder a ações do usuário.

Estruturas de Controle

As estruturas de controle permitem executar código com base em condições:

Condicional if-else

javascript

Operador Ternário

É uma forma concisa de escrever uma condição if-else:

javascript

Switch

Útil quando você tem múltiplas condições para o mesmo valor:

javascript

Loops (Estruturas de Repetição)

Os loops permitem executar um bloco de código várias vezes:

For Loop

javascript

For...of (Arrays) e For...in (Objetos)

javascript

While e Do...While

javascript

Funções em JavaScript

Funções são blocos de código reutilizáveis:

javascript

Parâmetros e Argumentos

javascript

Eventos em JavaScript

Eventos permitem que seu código responda a ações do usuário:

javascript

Tipos comuns de eventos:

  • Eventos de mouse: click, mouseover, mouseout
  • Eventos de teclado: keydown, keyup, keypress
  • Eventos de formulário: submit, change, input
  • Eventos de documento: DOMContentLoaded, load
  • Eventos de tempo: setTimeout, setInterval

Exemplo prático

javascript

Na próxima aula, aplicaremos todos esses conceitos em um projeto prático!

Progresso do Curso

3/4